segunda-feira, 28 de maio de 2007

Dia Internacional dos Museus




Autênticos pedaços da cultura e história do arquipélago encontram-se espalhados pelos vários espaços museológicos, concentrados essencialmente na cidade do Funchal. Alguns destes museus possuem um acervo valioso de pintura, escultura, ourivesaria e mobiliário com vários séculos e que fazem a história da Ilha. E porque não conhecer primeiro o que está mais perto de nós, e que por vezes esquecemos? Então:

No Museu de Arte Sacra e no de Arte Contemporânea podem apreciar-se valiosas obras de pintura, sendo de destacar a colecção de pintura flamenga existente no primeiro.

No Museu da Quinta das Cruzes e na Casa Museu Frederico de Freitas merecem destaque as obras de arte religiosa, mobiliário antigo e azulejaria.

No Photografia Museu Vicentes, encante-se com as fotografias antigas do único museu de fotografia existente em Portugal e o primeiro estúdio fotográfico criado no país em 1848.

O artesanato e a sua história, com os bordados, um exemplo de reconhecido valor, estão preservados em vários museus sendo o principal o Núcleo Museológico do Instituto do Bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira.

As actividades que ao longo dos tempos foram a base económica da ilha encontram-se também preservadas em variados museus. Visite o Museu da Madeira Wine e o Museu da Cidade do Açúcar. A caça à baleia, em tempos uma actividade importante na economia da ilha, encontra-se registada no Museu da Baleia do Caniçal.

O Museu da Electricidade do Funchal - Casa da Luz, situado exactamente no local ocupado pela Central Térmica do Funchal desactivada desde 1989. O seu espólio é composto por modelos raros de máquinas e aparelhos com mais de meio século. As instalações têm uma arquitectura que não altera as estruturas originais, e uma configuração, em termos de distribuição dos espaços interiores, que o torna dinâmico e didáctico.

Faça uma verdadeira viagem no tempo, de forma descontraída e interactiva, no Madeira Story Centre e conheça toda a História da ilha.

Sem comentários: