terça-feira, 29 de maio de 2007

Vizinhanças.


És um bom vizinho? Pensa e responde com honestidade:
Quando saíste de casa cruzaste-te com algum vizinho. Cumprimentaste-o? Com que frequência falas com ele? Ao menos, sabes quem ele é? E o cenário de ir à casa do vizinho pedir uma chávena de açúcar, parece-te distante, típico de bairros antigos? Se as tuas respostas foram negativas, fica a saber que não és o único que não conhece nada acerca dos seus vizinhos.
Conscientes de que o sentido de vizinhança tem vindo a perder-se, a Câmara Municipal de Lisboa, a Gebalis e algumas juntas de freguesia do país juntaram-se em torno da iniciativa do Dia Europeu do Vizinho. Programada para 29 de Maio a festa, foi apresentado antecipadamente à imprensa aquilo em que consiste o Dia Europeu dos Vizinhos.
O nosso país adere pela terceira vez à festa do vizinho, uma iniciativa da FESP, Féderation Européenne dês Solidarités de Proximité, e do CECODHAS. P – Comité Português de Coordenação da Habitação Social.
O Dia Europeu do Vizinho pretende promover os bons costumes de vizinhança, ou seja, a proximidade e solidariedade entre os moradores. A solidão, a exclusão social, a falta de conhecimento do outro e a insegurança que daí advém são desafios que o Dia quer superar.
Os tempos modernos mostram que o não conhecimento do outro é cada vez mais um denominador comum. Depois de oito horas de trabalho, em que se sai de manhã de casa e volta-se já ao fim da tarde, é difícil cultivar uma relação de proximidade com os vizinhos. O que se agrava nos grandes centros urbanos onde a azáfama do quotidiano é maior e os vizinhos são em número excedente. Torna-se, portanto, natural que no mesmo prédio o vizinho do primeiro andar não conheça o do sétimo.
E agora, da próxima vez que vires o teu vizinho qual vai ser a tua atitude?
Lembra-te que:
. Antes mau ano que mau vizinho.
. Mais vale um vizinho à mão, do que ao longe o nosso irmão.
. Ninguém se ria com o mal do vizinho, que o seu pode vir a caminho.
. Quem tem telhados de vidro, não deve atirar pedras ao do vizinho.
. Antes de olhares a casa conhece os vizinhos.

Sem comentários: