quinta-feira, 31 de maio de 2007

O Centro das Artes Casa das Mudas






Quando falei dos Museus da Madeira, não falei do Centro das Artes Casa das Mudas, porque é um espaço tão bonito que merece um post só pra ele.

Fica localizado no concelho da Calheta, na Zona Oeste da Madeira, a pouco mais de 20 minutos de distância da cidade do Funchal, o Centro das Artes Casa das Mudas, representa, seguramente, um dos investimentos mais importantes da Sociedade de Desenvolvimento Ponta do Oeste, S.A. e a sua singularidade, desde logo presente na estrutura do edifício, decorre da missão que lhe está acometida: sensibilizar e interessar o público para as artes em geral e para a arte moderna em particular.
A localização, intencional, do Centro das Artes no concelho da Calheta, vem aprofundar o conceito de descentralização e democratização do acesso à cultura, num espaço que se pretende aberto e em permanente construção.

O Edifício e a Construção

O Centro das Artes Casa das Mudas, da autoria do arquitecto Paulo David, nomeado para a edição de 2005 do prémio europeu de arquitectura contemporânea Mies van der Rohe, conta com uma área coberta de construção de 12.000m2, tendo sido construído como expansão da já existente Casa da Cultura da Calheta.
Com um núcleo de construção completamente novo e autónomo, o novo Centro inclui área para exposições temporárias e permanentes, auditório, biblioteca, loja/livraria, cafetaria, restaurante, áreas de administração, uma ampla zona de animação cultural com ateliers e oficinas artísticas e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 92 lugares.
O edifício foi concebido de modo a criar um ambiente sóbrio e aprazível, proporcionando perspectivas de visão a partir do interior, sobre o mar e as encostas circundantes. Ao nível da construção importa destacar um conjunto significativo de aspectos que traduzem a dimensão desta obra. Na sua construção foram adoptadas soluções técnicas que permitissem garantir a funcionalidade dos espaços criados e o melhor enquadramento possível do edifício no espaço envolvente.

Os principais objectivos deste Centro:
. Aprofundar a descentralização da oferta cultural, criando na Zona Oeste um projecto com sentido e relevância para a Região Autónoma da Madeira;
. Desenvolver uma política inclusiva em termos de oferta cultural, que permita a diferentes grupos o acesso à cultura, ao lazer e à produção artística e cultural;
. Estimular a intervenção artística e a criatividade junto de diferentes grupos etários;
. Incrementar a oferta de actividades de educação e formação através da arte que contribuam para a formação de novos públicos;
. Conservar e aumentar o património artístico e cultural dos Madeirenses.

A Exposição Grande Escala da Colecção Berardo

A Colecção Berardo, uma das maiores colecções de arte contemporânea a nível mundial, abrangendo movimentos artísticos significativos do século XX, como a Pop Art, o Foto-realismo ou o Minimalismo, constitui um bom motivo para a realização de visitas regulares a este espaço, pela dimensão e variedade das obras e pela diversidade de blocos cronológicos e tendências que permitem observar distintas correntes, movimentos e linhas de investigação artística.
O novo ciclo que agora se inicia, abre portas com uma oferta igualmente imponente: a “Grande Escala” da Colecção Berardo. Resultado de uma difícil selecção de obras de arte, feita em diálogo com um Madeirense a pensar nos seus conterrâneos, e naqueles que nos visitam, a “Grande Escala” marcará seguramente a vida e o sentir dos Madeirenses em relação à arte, que podem observar na Calheta o génio de Picasso e a singularidade da obra de Francis Bacon.

Deixe-se inspirar pelo pluralismo da criação cultural no Centro das Artes Casa das Mudas, que nos proporciona uma visão diferente sobre a criação contemporânea e sobre a importância da cultura para o exercício pleno da cidadania.

Sem comentários: