quinta-feira, 12 de junho de 2008

World Press Photo no Funchal




Fome, pobreza e guerra são três das muitas realidades patentes na maior exposição de fotojornalismo mundial, para ver no Funchal.

Mais um ano. Para trás ficaram milhões de acontecimentos, uns trágicos, outros alegres, e tudo o resto que se passou por esse Mundo fora mas que só poucos souberam. Alguns desses episódios, seja por sorte ou experiência profissional, foram captados e imortalizados através do simples 'click' de uma máquina fotográfica.

A partir de amanhã e durante um mês, poderá visitar no Teatro Municipal Baltazar Dias a maior exposição de fotojornalismo mundial, 'World Press Photo', num total de 156 fotografias que retratam um mundo cruel mas onde também há momentos de alegria.

Este ano, Miguel Barreira foi o único português distinguido no prémio mais importante do mundo para os repórteres, com a imagem de um 'bodyboarder' numa onda gigante no mar da Nazaré, contudo, o grande vencedor foi um fotógrafo britânico com a famosa imagem de 'o soldado exausto' no teatro de guerra do Afeganistão, ilustrando o desgaste de um conflito que não leva a lado nenhum. Tirada a 16 de Setembro, descreve a "exaustão de um homem, a exaustão de uma nação", segundo refere o presidente do júri do prémio, Gary Knight.

Na exposição que vem ao Funchal, poderá ser vista a 'nata da nata' dos vencedores em categorias como 'Sport', 'General News', 'Spot News', 'People in the News', 'Contemporary Issues', entre muitas outras. A agência Getty Images arrecadou cinco galardões, nomeadamente os das principais categorias, em que se incluem as fotos do assassínio de Benazir Bhutto, líder da oposição no Paquistão, enquanto a AP venceu em duas categorias. Para visitar a exposição no Salão Nobre do Baltazar Dias, custará o preço simbólico de 1 euro. A mostra ficará patente ao público até dia 6 de Julho.

João Filipe Pestana

Sem comentários: