segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pontos negros (negríssimos)! Take II

A lagoa das Águas Mansas - O fim justifica os meios. Ninguém questiona a necessidade das lagoas de altitude para reter águas. Mas a fase de construção tem este impacto. A obra a cargo da IGA já está em curso, vai custar cinco milhões de euros e permitirá um reforço da adução da Estação de Tratamento de Água do Santo da Serra, garantindo o regadio agrícola no lanço Sul do canal dos Tornos. Vale pelos fins.

A ribeira da Ponta do Sol está assim - O leito estrangulado e ocupado para passar a via expresso. O mesmo acontece no Ribeiro Seco. Nos Socorridos, os apetites são outros. É a expansão empresarial, a extracção de inertes e a sua acumulação nas margens. Umas vezes legal, outras ilegal. Na ribeira do Faial e no Porto Novo a 'chaga' também fere a paisagem. Em São Vicente há montes de inertes nas margens. A ribeira da Madalena também foi massacrada.

Na Fundoa a encosta ficou neste estado. São as máquinas a esventrar a terra. Parece que o Homem quer fazer jus ao provérbio japonês: 'As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas'. MAL! ...

O vale do Porto Novo está neste estado - Há outras pedreiras e britadeiras: junto ao Parque Ecológico e na Fundoa (Funchal); ribeira dos Socorridos; João Frino (Santa Cruz); Caniçal, junto à saída do túnel e mais a leste; ribeira do Faial; Malhadinha (Canhas); zonas altas do Estreito de Câmara de Lobos; ribeira da Fundoa (Prazeres), etc..

Águas Mansas, aterro projectado, desfasado da realidade. Estão expectantes/abandonados/suspensos outros aterros, como na Chaga do Ponto (Canhas) -proponente abandonou a intenção; Lanço de Água (Canhas); Curral dos Burros (São Vicente) - suspenso; Bacelo (Caniçal) - proponente aparentemente desinteressou-se; Linhares (Porto Santo). Em licenciamento: Eira das Moças (Campanário) e Cardais (Água de Pena).

Aterro da Herdade da Achada Grande - A propriedade da Fundação Social Democrata compactou cerca de 930 mil m3 de terra. Os taludes acompanham o relevo, ao contrário de outros. Há aterros, em execução, nas Carreiras; Malhadinha (antiga lixeira); Lombo do Coelho (Prazeres); Cabeço do Moinho e Chão do Bardo (Pt.º Moniz); Cardais e Javarina (Machico), entre outros.
Britadeiras
Confundem-se com pedreiras. São autênticas chagas na paisagem. Os vales do Porto Novo, Socorridos e Ribeira do Faial são os mais sacrificados.
Aterros
São 27, na Madeira e P. Santo, monitorizados pelo Direcção de Projectos de Intervenção Ambiental. Uns 100% concluídos, outros com capacidade para mais m3 de terras.
Ribeiras
São as mais massacradas. Onde há um vale há mão humana. Faial, Socorridos, Santa Luzia, Porto Novo, Ponta do Sol, Madalena do Mar são sintomáticas. Intervenções Humanas.
O impacto visual entra pelos olhos dentro. São prédios, viadutos, obras megalómanas que, legais ou ilegais, ferem a paisagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

photos of [url=http://www.nadamucho.com/component/option,com_smf/Itemid,43/action,profile/u,3143/sa,summary] nude pictures[/url] freenaked .